No que consiste a Biodanza 

Biodanza é um Sistema de Desenvolvimento Humano

Como Sistema, abarca na sua complexidade todas as ciências da Vida no seu Modelo Teórico.

É um Sistema de Desenvolvimento porque parte de um potencial inacto que existe em todos nós.

É um Sistema de Desenvolvimento Humano porque não tem um objectivo estritamente pessoal mas sim de desenvolvimento da humanidade como um todo.

Mais informações sobre o que é a Biodanza, clique aqui

Definição Clássica

"A Biodanza é um sistema de integração afectiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, baseada em vivências induzidas pela dança, pela música e por situações de encontro em grupo". Rolando Toro Araneda, criador da Biodanza


Como se Pratica


O que nós fazemos nas aulas é operacionalizar através do movimento, integrando o estímulo musical, experiências de alegria e bem-estar. Os exercícios baseiam-se em movimentos que se tornam dança sem um objectivo de performance ou rendimento. Por vezes parece a quem pratica Biodanza que é somente um conjunto de exercícios. Até perceber, no tempo, os seus efeitos.


"A Biodanza não é somente um conjunto de exercícios com músicas, ou um sistema convencional de expressão das emoções, mas sim, uma nova visão da vida, um processo de desenvolvimento humano, de integração da identidade, de transformações internas e desenvolvimento das potencialidades humanas. Trata-se de aprender a "dançar a vida" e descobrir o "prazer de viver" Rolando Toro Araneda

A Biodanza é praticada em sala. Durante o ano existem festivais e congressos com esses alunos de grupo regular e outras pessoas que possam vir a querer experimentar para poder integrar algum grupo.


O Criador

Rolando Toro Araneda

O criador do sistema Biodanza, nasceu em Concepción, Chile, em 19 de Abril de 1924 (Faleceu em 2010).

Teve a seu cargo a Cátedra de Psicologia da Arte e da Expressão, da Universidade Católica do Chile. Foi também Professor no Centro de Antropologia Médica, na Escola de Medicina da Universidade do Chile.

Ao longo de décadas, Rolando Toro, integrando na sua prática conhecimentos científicos das áreas da Biologia, Etologia, Medicina, Psicologia e Antropologia, foi elaborando um vasto e eficaz Sistema de Desenvolvimento Humano, que na sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do movimento e de situações de encontro em grupo.