Quem Sou


O meu nome é Vasco Fretes


Nasci no ano de 1976 na aldeia de São Cristóvão, distrito de Évora. Vivo em Lisboa desde 2011. 

Sou facilitador Didata de Biodanza certificado pela International Biocentric Foundation, com especialização nas extensões de"Biodanza - Identidade, Auto-Imagem e Auto-Estima", "Biodanza - Identidade e os Quatro Elementos" e "Masculinidade e Femininidade Profundas - Biodanza e Identidade de Género". 

Fui coordenador do Congresso Europeu de Biodanza em Lisboa no ano de 2014.
Fui coordenador da formação contínua de António Sarpe de 2012 a 2016. 

Sou licenciado em Educação Física e Desporto exercendo a profissão somente com dança, desde 2006. 

As vivências do meu crescimento moldaram-me como ser humano.
Desde pequeno que me lembro de me alegrar a cada salto por entre pedras e pedrinhas.
A cada passagem para o outro lado do rio sentia-me mais livre e feliz. Sempre ousei na minha liberdade buscando a alegria nas pequenas coisas.
A simplicidade é um dos meus fios condutores. A genuidade e verdade do que sou é também uma candeia que me conduz. Ainda hoje me regulo por estas bases sólidas.
Tudo o que faz feliz envolve natureza e pessoas. Por vezes a natureza das pessoas. Por vezes a minha própria natureza.
Sempre gostei de movimento, da vida, de conhecer, inovar, criar e estar com pessoas.
A dança surgiu na minha vida durante a minha licenciatura. Nunca exerci a profissão de professor de Educação Física porque ainda durante o curso percebi que a dança era e é a "minha praia".
Criei vários projectos com crianças, bebés, idosos e populações específicas.
Com projectos como "Rodas de Conversa", "Histórias do Vasco" ou "Volta ao mundo em Danças Tradicionais", fiz o meu próprio percurso levando projectos e afectos a lugares maravilhosos do distrito de Évora. Trabalhei nesse entretanto na Universidade de Évora, na Câmara Municipal de Évora e em diversas associações artísticas de Évora como a Associação Pédexumbo.
Até surgir a biodanza !
E aí foi amor à primeira vista. Uma paixão que ainda hoje perdura ! 

Em 2011, terminei o curso de facilitador de Biodanza (3 anos) e desde aí que tenho desenvolvido vários projectos e workshop's. "A arte da Empatia"; "A arte da Simplicidade"; "A arte de Viver""; "A Magia do Prazer"; "Apolo e Dionísio" são alguns deles. 

Em 2014, tornei-me Facilitador Titulado com a entrega e apresentação da Monografia final de Curso "A Arte da Empatia". 

Em 2016, tornei-me Professor Didata de Biodanza e com isso a possibilidade de leccionar em Escolas de Biodanza de todo o Mundo, assim como, supervisionar futuros Facilitadores. 

Neste momento estou integrado num Projecto de Aprofundamento em conjunto com dois amigos, Álvaro Ferreira e Cristiano Martins, com temas específicos relacionandos com o Inconsciente Vital, Pessoal e Colectivo. 

Em parceria com o meu colega e amigo, Álvaro Ferreira, damos aulas a dois grupos de pessoas maravilhosas, em Alvalade, Lisboa.

A sós estou neste Projecto de Biodanza em horário diurno.

E tanto há por dizer e acima de tudo, por viver !!!